O Dia dos Pais, a ser festejado no domingo 12, perde em apelo comercial para outras datas comemorativas exploradas pelo varejo, como o Natal, o Dia das Mães e o Dia das Crianças. Com isso, as marcas têm que se desdobrar ainda mais para fazer os consumidores sacarem carteiras e cartões e dedicarem tempo nas lojas à procura do agrado ideal ao seu perfil de pai. A depender das previsões da Associação Brasileira dos Lojistas de Shopping (Alshop) não será tão fácil. A entidade prevê crescimento de apenas 4% nas vendas em relação a 2011 – as do ano passado sobre 2010 haviam sido 8% superiores.

Segundo a entidade, a projeção reflete a desaceleração da economia. De toda forma, a Alshop espera que o ticket médio para a data permaneça os mesmos R$ 90 do ano passado. E as categorias de produtos mais demandadas devem ser vestuário, calçados, eletroeletrônicos, relógios, perfumes e itens de higiene pessoal. As marcas de bebidas, todavia, também se empenham para atrair consumidores, especialmente, seduzindo com formatos e embalagens inovadores.

A Diageo, por exemplo, criou embalagens especiais dos uísques Johnnie Walker (Black e Red Label), White Horse e Old Parr, em que os filhos maiores de 18 anos poderão personalizar um vídeo-base, com mensagem e foto para o seu pai. Para isso, as garrafas terão sobrecapa com um código de acesso a um vídeo (QR Code); ao acessá-lo o filho faz a personalização com palavras e foto que marquem sua relação com o pai. O código pode ser acessado via smartphone, fotografando a imagem, ou via internet com a digitação do código da embalagem. Para assistir ao vídeo-homenagem, o pai acessa o mesmo site e digita esse código.

Já a Heineken criou uma capa térmica que envolve o barril de cinco litros, a Heineken Jacket. A marca afirma que essa capa tem tecnologia exclusiva produzida pela Polímeris, que usa polímeros de alta absorção, o que a torna mais leve e mantém o produto frio por mais tempo. A promessa é de cerveja geladinha por até cinco horas. Um kit incluindo o barril de cinco litros, com a capa térmica e uma embalagem estilizada, com encarte explicativo, sai por R$ 99 no site da Flores Online. Desde a semana passada, está no ar um aplicativo criado pela Wieden+Kennedy São Paulo para o Facebook. O “Eu curto meu pai” é para os filhos que “não têm vergonha do seu pai”, porque tudo que o pai postar será compartilhado na timeline do filho. Os autores dos 30 posts mais criativos ganharão um kit Heineken.

A marca Casillero del Diablo, da vinícola chilena Concha y Toro, vai sortear uma mala de vinhos no Dia dos Pais, para quem participar do concurso “Meu pai merece uma Wine Case”, no Facebook. O vencedor ganha a mala especial para transporte de vinhos e duas garrafas – Casillero del Diabo Reserva Privada e Casillero del Diabo Cabernet Sauvignon.

Confira abaixo, o impacto da data nas vendas e as estratégias de representantes de outras categorias-chave para animar o varejo neste Dia dos Pais:

Vestuário
Um dos setores mais movimentados no Dia dos Pais, segundo os dados da própria Alshop, o de vestuário é também um dos mais competitivos e motiva as marcas a buscar diferenciação. As lojas Renner prepararam para a data um concurso cultural no seu perfil no Facebook, para atrair os pais fãs da Fórmula 1. Criado pela 3YZ, o concurso envolve um quiz diário que começou dia 01 de agosto e permanece por 12 dias consecutivos em que os participantes devem responder perguntas sobre o esporte. Quanto mais rápido e corretamente o participante responder às questões, mais metros o seu carrinho anda no circuito e quem fizer o maior número de pontos vence. O melhor “piloto” ganha um par de ingressos para o Grande Prêmio do Brasil, que acontecerá em novembro, em São Paulo, passagens aéreas, hospedagem, além de dois perfumes da Scuderia Ferrari e dois kits com mochila, boné e chaveiro Ferrari. A Renner divulgará o vencedor em sua página do Facebook dia 21. Por ser de capital aberto, a empresa não divulga em quanto espera incrementar as vendas no Dia dos Pais.

Perfumes
Historicamente, a venda do Dia dos Pais representa algo em torno de 10% das vendas anuais da indústria de perfumes e a expectativa para 2012 é ficar entre 10% e 11%. Para Barbara Kern, vice-presidente de marketing e novos negócios da RR Perfumes e Passion Perfumes e Cosméticos, quem dá esse tipo de presente busca diferenciação, elegância e tem muito bom gosto. A estratégia para atraí-los, é trazer lançamentos com as atuais tendências olfativas mundiais. Os destaques da distribuidora para a data incluem os perfumes “L’Eau D’Issey”, de Issey Miyake; “Bang Bang”, de Marc Jacobs; “Instinct Sport”, de David Beckham; “Green”, da Puma; “Kokorico” Jean Paul Gaultier; e Joop!Home, que pela segunda vez tem uma celebridade brasileira como garoto-propaganda, caso do ator Julio Rocha. “Desta forma, haverá um alto investimento no varejo para a divulgação deste marco”, diz Barbara.

Vinhos
Os vinhos ganham terreno no mercado brasileiro de bebidas brasileiro e as vinícolas e distribuidoras se esforçam cada vez mais para explorar as datas de varejo. “Hoje, como mais gente aprecia vinhos, o produto se tornou um ótimo presente para os pais. Além do consumo durante a celebração”, avalia Otávio Lilla, vice-presidente da Mistral. A empresa possui lojas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília. Para os consumidores finais, o departamento de marketing preparou uma newsletter com sugestões e com os restaurantes a Mistral fez parceria para presentear os clientes com um mini-decanter no Dia dos Pais (o mimo é vinculado ao consumo de vinhos sugeridos por cada restaurante, de acordo com suas cartas).

Cine/Foto/Informática
O Walmart levou ao ar em julho um hotsite especial com opções de produtos para o Dia dos Pais, divididas por “planos”: projeto diversão, investindo nas profissões, seguro vaidade, esporte para todos, tecnologia de ponta ou conforto para o lar. Mas as apostas mais fortes da rede estão concentradas em cine&foto, televisores de Led, notebooks e netbooks além de algumas linhas que ganham força na data, como barbeadores, artigos esportivos e lazer e smartphones. Com o hotsite “Vote Paizão”, a rede ofereceu um sortimento diferenciado com preços competitivos. Como resultado das iniciativas, o Walmart espera elevar em 60% as vendas em relação ao mesmo período de 2011.

Eletro
Quem associa a Electrolux somente ao universo feminino está sendo convidado pela marca a rever sua posição neste Dia dos Pais. A empresa selecionou produtos como aspiradores de pó para carro, cafeteiras e até mesmo uma adega climatizada com capacidade para 12 garrafas de vinho. Isso para filhos que pretendam superar e muito o ticket médio para a data, uma vez que a adega tem preço sugerido de R$ 799. “Nos dois últimos anos, surgiram novos consumidores e apreciadores de vinho. Este novo público também está em busca de uma adega de baixa capacidade, pois, pelo fato de terem tomado gosto pela degustação de vinhos recentemente, não precisam armazenar grande quantidade da bebida”, afirma Fabio Machado, gerente de produtos – Food Preservation da Electrolux. A expectativa da categoria é elevar as vendas em 30% neste Dia dos Pais. Para cumprir a meta, a Electrolux costuma realizar ações de ponto-de-venda, que, neste caso, são as lojas Fast Shop, Americanas.com, Submarino.com e Casa Electrolux, showroom da marca localizado na capital paulista.

Artigos esportivos

A Centauro está repetindo a estratégia de marketing do ano passado, com o modelo “compre e concorra”. Em parceria com a Adidas, a rede sorteará cinco pacotes turísticos, cada um deles atrelado a uma experiência esportiva. Os sorteados, com acompanhantes, irão para Nova Zelândia, Las Vegas, Los Angeles, México e Mônaco. “Se o destino escolhido for Nova Zelândia, por exemplo, ele poderá fazer um passeio de rafting na cidade de Rotorua e realizar um salto de bungee jump na cidade de Queenstown”, afirma Ana Paula Grimaldi Roso, diretora de marketing do Grupo SBF. A promoção também vale para o e-commerce; toda a divulgação, a propósito, será feita online e nas redes sociais, além do ponto-de-venda. Como em 2011, os itens mais vendidos (resultados até 7 de agosto) devem ser tênis, chuteiras e camisas de times. A marca se preparou para oferecer ofertas agressivas nos itens citados, assim como em camisas polo e equipamentos esportivos. A expectativa é incrementar as vendas em 8%, dada a afinidade do público masculino, especialmente entre 20 e 40 anos, com o segmento. Presentes das lojas da rede estão associados a realização pessoal e qualidade de vida.

(Por Meio & Mensagem) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo