No quatro trimestre de 2011, as compras pela internet cresceram 22% em relação aos 16% do mesmo período de 2010, de acordo com um relatório trimestral da iPerceptions Inc.

No entanto apenas 58% dos compradores disseram que concluíram a compra.  “Isso significa que os varejistas online estão perdendo vendas que poderia capturar”, diz Claude Guay, presidente e CEO da iPerceptions.

 

Entre os visitantes, 34% disseram que não completaram a compra porque não encontraram o produto que estava procurando e 32% disseram que o produto não estava disponível.  18% falaram que as informações de preço não eram claras, 7% que estavam faltando informações sobre o produto, 6% que a política de frete e preço final era indesejável ​​e 4% afirmaram que tiveram problemas técnicos. (As porcentagens somam 101% devido a arredondamentos).

 

“O fato de que quase metade dos compradores não conseguir completar o seu objetivo é muito alarmante”, diz Guay.

O relatório é baseado em informações recolhidas de 129. 564 consumidores que visitaram 97 sites de varejo.

(Por Gouvêa de Souza) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo