O Dia dos namorados de 2019 deve movimentar R$ 2,3 bilhões no e-commerce, segundo previsões da Compre&Confie. A cifra representa aumento nominal de 8% em relação à data no ano anterior. A projeção considera o período de 28 de maio a 11 de junho e aponta que o incremento está relacionado ao volume de pedidos no período. A empresa acredita que, ao todo, devem ser realizados 6 milhões de compras online, um aumento de 17% em relação ao ano anterior.
“A expectativa para o comércio eletrônico continua positiva. A possibilidade de economizar no dia dos namorados impulsionará um forte crescimento nas vendas deste ano, apesar da queda do valor médio gasto nos presentes mostrar certa cautela do consumidor neste momento de recuperação da economia”, afirma André Dias, diretor executivo do Compre&Confie.
Apesar de comprarem mais, os brasileiros devem ter um tíquete médio menor do que o do ano passado. As compras devem ser de, em média, R$ 389,17, valor 7,5% menor do que o registrado no mesmo período de 2018.
Fluxo nas lojas físicas
Segundo estudo de projeção realizado pela Seed Digital, empresa especializada em coleta e análise de dados em lojas físicas do Brasil, o Dia dos Namorados poderá ter um impacto positivo no varejo. A expectativa é que a data tenha fluxo de visitantes 11,4% maior do que a média de fluxo semanal de 2019. Já em comparação com o fluxo do Dia dos Namorados de 2018, pode haver aumento de 1,7%.
A pesquisa também aponta que é esperado um aumento de 5% no fluxo de pessoas na véspera da data, elevando-se para 7% no dia 12 de junho. Em relação às vendas, a expectativa é de estabilidade, seguindo a tendência de evolução do índice de confiança do consumidor nos últimos meses do ano.
(Por NoVarejo – Raphael Coraccini) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Dia dos Namorados, Vendas