Conforme adiantou o Portal SM, na semana passada, o Carrefour vai reinaugurar um hipermercado, em Santo André, ABC paulista, com uma série de alterações para que fique nos moldes de sua bandeira Carrefour Planet, hoje, com 50 unidades na Europa. Foram quase dois meses de reforma da loja, que deve servir como padrão para novas reinaugurações pelo País. Na região do ABC, a unidade já foi apresentada aos moradores como “um novo conceito de hipermercado”.
É um projeto piloto e, como tal, tudo foi feito discretamente e há várias referências ao modelo do Carrefour Planet, uma das principais apostas do grupo para fazer a empresa voltar a crescer no mundo. Sites especializados em varejo na Europa comentaram a reforma da loja como sendo a porta de entrada do Brasil no modelo Planet.

As similaridades da unidade de Santo André com o formato Planet são visíveis. As áreas internas da loja no Brasil (mercado, eletro, beleza, entre outros) são identificadas em grandes telas coloridas presas ao teto, com o nome das áreas impresso nelas. Essas identificações em Santo André são semelhantes às das lojas na Europa. Cada área tem uma cor diferente, e até o tipo de cor escolhida para cada departamento é o mesmo das unidades na Europa.

A iluminação na ala de frutas, verduras e legumes é feita por estruturas similares às das lojas na França, com vários spots de luz branca presos ao teto. Ainda foi criada uma área chamada “espaço kids”, existente no Carrefour Planet. Esse espaço ficou pronto há 15 dias. Além disso, segundo estratégia do grupo, as lojas Planet focam mais categorias como alimentos frescos e produtos para bebês, e ambas as áreas já aumentaram de tamanho em Santo André.

Essa reformulação é uma iniciativa importante por conta do histórico recente da rede no País. O Carrefour no Brasil estava sendo cobrado pela matriz para que abraçasse o projeto mundial de reestruturação dos hipermercados no mundo. Procurada, a companhia nega que as mudanças na unidade tenham seguido o formato Planet e ressalta que o modelo não deve ser trazido ao País.
(Por Valor Econômico) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo