O Carrefour emitiu seu quarto alerta de lucro nesta quinta-feira, aumentando as dúvidas sobre o plano de recuperação da maior varejista da Europa.

O grupo francês, que vem lutando para reverter anos de fraco desempenho nos principais mercados da Europa Ocidental, previu nesta quinta-feira que em 2011 o lucro operacional deve diminuir em até 20%, contra queda de cerca de 15% estimado anteriormente.

Na quarta-feira, o francês Casino apresentou desempenho mais fraco na França, compensado pelo crescimento em mercados emergentes.

O Carrefour está sofrendo mais do que a maioria porque faz a maior parte de suas vendas nos hipermercados, que estão perdendo espaço para lojas especializadas em mercados maduros da Europa Ocidental.

O Carrefour, segundo maior varejista em vendas no mundo, depois do Wal-Mart, informou que no terceiro trimestre as vendas subiram 0,3%, para 22,8 bilhões de euros (US$ 31 bilhões), em linha com as previsões de crescimento robusto nos mercados emergentes para compensar as vendas fracas na França e na Europa Ocidental.

As vendas em hipermercados franceses abertos há pelo menos um ano caíram 4,6%, excluindo combustíveis, no terceiro trimestre fiscal, superando a queda de 1,7% no segundo trimestre.

(Por Reuters) varejo, Núcleo de Estudos do Varejo