A APAS – Associação Paulista de Supermercados projeta crescimento de 6% neste Natalem relação ao Natal de 2010. O desempenho do setor neste fim de ano deve ser menorque no ano anterior, mas ainda será satisfatório levando em consideração o cenárioeconômico vigente.O crescimento das vendas no Natal são impactadas positivamente pelos produtos típicosdas festas neste período do ano. Itens como cerveja, refrigerantes, carnes, frutas,panetones, castanhas, e outros itens típicos das cestas de Natal.
Nos oito primeiros meses de 2011 os supermercados apontaram crescimento real de5,63%. Já o período de janeiro a agosto de 2010 registrou alta de 13,69%. Assim,verifica-se uma desaceleração com relação ao ano passado, mas o desempenhoestá acima de outros setores da atividade econômica. E isso demonstra, que tanto acrise mundial e até mesmo as ações para desaquecimento da demanda interna temimpactado o setor supermercadista em menor intensidade.
O desempenho para os meses de outubro e novembro devem ser moderados, e levandoem consideração que até agosto o setor apontou crescimento de 5,63% e que o Nataldeve registrar crescimento de 6% o desempenho geral do setor supermercadistaem 2011 deve ser de crescimento de 5,5% a 6% em relação a 2010. E novamente,reafirma-se que é um crescimento satisfatório, considerando que o crescimento do PIBpara este ano está projetado em 3,5%, ou seja, estamos crescendo acima do PIB.

(Por APAS) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo