A Coop – Cooperativa de Consumo – completa, neste mês de outubro, 57 anos de fundação. No período de janeiro a julho, apresentou crescimento real de vendas (descontada a inflação pelo IPS (Índice de Preços dos Supermercados) de 2,07% em comparação ao mesmo período do ano passado, percentual superior ao 1,48% registrado pela Apas (Associação Paulista de Supermercados) para o varejo paulista.A expansão no volume de negócios, segundo o presidente Antonio José Monte, foi impulsionada por diversos fatores e um deles refere-se ao fato de a maioria de suas lojas estar instalada em regiões onde os índices de desemprego foram mais amenos.
Segundo a direção da Coop, outro fator que auxiliou no bom desempenho da cooperativa foi o trabalho realizado por meio do projeto Gestão de Cooperados. Ele consiste numa maior aproximação da rede com os cooperados por meio de ações e promoções específicas, que proporcionam maior fidelidade nesse relacionamento. Como resultado, houve um incremento de R$ 22,6 milhões no faturamento total, somente nos sete primeiros meses de 2011.
Para comemorar os 57 anos, a Cooperativa também lançou, no último dia 1º de outubro, sua campanha de aniversário com expectativa de elevar em 10% suas vendas.
(Por Supermercado Moderno) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo