Após duas semanas de anúncios misteriosos, a Máquina de Vendas apresentou no domingo a nova campanha publicitária da rede baiana Insinuante, que tem como estrela a cantora Ivete Sangalo. No filme de 60 segundos, ela exalta o porte adquirido pela varejista nos últimos anos, e exalta o “DNA nordestino” da empresa, com mais de 220 pontos na região. Na mensagem final, como uma provocação às concorrentes, Ivete diz “Pode vir quem vier”, tendo como pano de fundo a frase “Insinuante, conte com essa força”.
A postura mais agressiva é adotada num momento em que grandes redes como Casas Bahia e Magazine Luiza avançam sobre os Estados nordestinos e ampliam investimentos na região. Maior rede de eletroeletrônicos do Brasil, a Casas Bahia tem previsão inicial de abertura de sete pontos no Nordeste até dezembro, cerca de um quarto do número total de unidades inauguradas em dois anos de operação local. A rede tem 30 unidades no Nordeste – 29 na Bahia e uma em Aracaju (SE).
“A expansão para o Nordeste se dará de forma orgânica e com a bandeira Casas Bahia. Quando abrimos o centro de distribuição de Camaçari, em dezembro de 2010, deixamos claro nossa aposta na região”, diz Michael Klein, presidente do Conselho de Administração da Globex, que controla a Casas Bahia e a Ponto Frio. Klein aprovou plano para intensificar os investimentos locais e planeja abrir unidades em dois novos mercados em 2011: Pernambuco e Ceará.
Fortaleza será a porta de entrada da Casas Bahia no Ceará, que ganhará duas lojas até o final deste ano. A cidade de Petrolina, em Pernambuco, também terá uma nova filial da rede, com inauguração prevista para o final de novembro.
Recentemente, o Magazine Luiza, que entrou no NE após a aquisição da paraibana Lojas Maia, revelou o desejo de continuar crescendo na região, onde já tem 142 lojas. Durante visita ao Recife, há três meses, a presidente da rede varejista, Luiza Helena Trajano, disse que o plano é de chegar a 200 pontos no Nordeste até o final de 2012.
Uma das principais varejistas locais, com 105 lojas em oito Estados, a Laser Eletro já trabalha com o cenário de maiores investimentos da Casas Bahia no Nordeste. O diretor-comercial da cadeia, Marcelo Coutinho, diz que a única forma de se manter competitivo é ocupar espaços, com a abertura de novas lojas, e reduzir os preços, se for preciso. A rede planeja inaugurar cinco novas unidades neste ano e pelo menos 30 pontos em 2012.
“Acho que a Casas Bahia ainda vai ter que comprar alguém, alguma rede menor, para ampliar os ganhos de escala, e também pode ter que reforçar investimentos em logística”, afirmou Coutinho.
A Casas Bahia inaugurou em dezembro o primeiro CD da empresa na região, em Camaçari (BA), com 69 mil metros quadrados de área e investimento de R$ 60 milhões.
Entre as grandes varejistas locais, a Rabelo, da família de mesmo nome, planeja abrir mais pontos e tentará proteger os espaços onde já atua (ela só não tem lojas no Sergipe). Ao longo do ano, a rede terá aberto 40 unidades, prevê a companhia. No início de 2011, ela somava 60 pontos e deve chegar a 100 lojas no fim do ano. “O crescimento em número de lojas da cadeia era bem menor, de 5% a 10% ao ano. Nunca abrimos tantas lojas”, disse Ricardo Marques, coordenador geral de vendas da Rabelo, que no acumulado do ano registra aumento de 27% nas vendas.
Segundo Marques, a cadeia tem negociações para adquirir pontos de redes menores em Aracaju (SE) e deve reabrir, em dois meses, um depósito de 7 mil metros quadrados em Teresina (PI). “O plano dos fundadores é chegar, em alguns anos, a 200 lojas na região. Ninguém quer se desfazer do negócio”, disse ele, ao comentar rumores de que a rede teria sido sondada por varejistas do Sudeste interessadas na cadeia.
A Eletro Shopping, que se uniu à Máquina de Vendas neste ano, trabalha para reabrir as lojas adquiridas da Top Móveis neste ano. Dezesseis pontos dessa cadeia devem ser reinaugurados e quatro novas lojas próprias da Eletro Shopping serão abertas até dezembro. Com isso, a rede chegaria à marca de 150 unidades no Nordeste em 2011. Atualmente são 130 pontos, diz o vice-presidente da Eletro Shopping, Fernando Freitas. “O cliente que gosta de um vendedor volta para comprar com aquele vendedor novamente”, diz Freitas. “O nordestino que compra uma geladeira, precisa do produto no mesmo dia. Quem entrega rápido, sai na frente”.
Por Murillo Camarotto e Adriana Mattos | De Recife e São Paulo
Fonte: Valor Economico