Até o final de julho, o consumidor poderá adquirir lâmpadas fluorescentes com até 40% de desconto. A iniciativa é uma parceria entre o Grupo Pão de Açúcar, AES Eletropaulo e o Instituto Akatu.  O objetivo é reduzir o consumo de energia residencial em todo país, com a substituição das lâmpadas comuns pelas fluorescentes. Para a ação, todas as lojas brasileiras do Extra e Pão de Açúcar vão realizar a Quinzena da Iluminação.

Os consumidores que investirem nas lâmpadas fluorescentes vão contribuir para programas de educação do consumo consciente, já que parte das vendas será destinada aos projetos do Instituto Akatu.

Fim para as comuns

De acordo com o Instituto, o uso doméstico consome mais de um terço (37%) de toda a energia elétrica produzida no Brasil. Em cada cinco lâmpadas instaladas atualmente, quatro ainda são incandescentes, que gastam mais. Por isso, o governo já decidiu banir todas as lâmpadas comuns até 2016. A medida foi anunciada por meio de uma portaria interministerial em 6 de janeiro deste ano.Além de gastar mais, a lâmpada comum queima em até cinco meses de uso durante cinco horas por dia, enquanto a fluorescente ligada durante as mesmas cinco horas diárias só vai queimar com três anos e quatro meses, economizando cerca de 80% da energia da lâmpada comum para fornecer a mesma luminosidade.

Economia
A lâmpada fluorescente é um pouco mais cara que a incandescente, mas, com os 40% de desconto da promoção e com a economia nos gastos de energia elétrica na conta de luz, em apenas 37 dias, diz o Instituto Akatu, o consumidor recupera a diferença do preço por lâmpada trocada.

Ainda que não houvesse o desconto, mesmo com o preço normal da fluorescente, o consumidor recuperaria o valor a mais sobre o preço da comum em apenas três meses, ou seja, na quarta conta de luz, estaria ganhando.

Consumo consciente

Se cada um dos 50 milhões de lares brasileiros substituir uma única lâmpada convencional de 60W por uma fluorescente de 12W, que produz uma quantidade igual de luminosidade, no período de um ano, será economizada energia suficiente para dar conta, por exemplo, de todo o consumo dos mais de 1,7 milhão de moradores de Campinas, Americana, Paulínia, Sumaré e Indaiatuba, todas cidades do interior de São Paulo, durante três anos.

Descarte correto
A AES Eletropaulo e o Pão de Açúcar instalaram sete postos de coleta em São Paulo para o descarte correto de lâmpadas fluorescentes já usadas. O material descartado é recolhido pela empresa Tramppo, que retira o mercúrio, separa o material das lâmpadas (plástico, vidro, etc) e encaminha tudo para a reciclagem. Este processo gera menos lixo e evita contaminar o meio ambiente com mercúrio.

(Por Infomoney.com) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo