O empresário Sebastião Bonfim Filho, dono do Grupo SBF, o maior varejista de artigos esportivos do país, é conhecido por gerenciar as redes Centauro e by Tennis de forma centralizadora, mas vem estudando a abertura dao capital da empresa. Isso porque, segundo o boletim Relatório Reservado, Bonfim acredita que não conseguirá crescer no ritmo projetado de 80 novas lojas até o fim de 2012 (em um investimento de R$ 80 milhões) sem captar novos recursos no mercado. Nos últimos 18 meses, o Grupo SBF abriu mais de 60 lojas, em grande parte com base em empréstimos do BNDES e do Banco do Nordeste. Apesar do constante assédio de fundos de private equity, a preferência de Bonfim penderia para a abertura do capital em Bolsa. Desde o ano passado, suas empresas estão se ajustando aos quesitos necessários à abertura de capital. O objetivo seria fazer o IPO no primeiro semestre do ano que vem. Para 2011, a estimativa da empresa é aumentar as vendas em 20% em relação a 2010, para R$ 1,7 bilhão; e passar a operar com uma margem de lucro de 20%, contra 15% no ano passado.
(Por Mercado & Consumo) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo