A atuação do Walmart no comércio eletrônico começou no final de 2008 com 10 mil itens. Menos de três anos depois, a rede já comercializa pela internet aproximadamente 70 mil produtos de 21 segmentos. Em relação ao ano passado, a empresa espera fechar 2011 com vendas online 60% superiores.
Além de comemorar os resultados, o Walmart se prepara para um novo salto nos próximos anos: dobrar a capacidade atual de operação. A empresa conta atualmente com dois centros de distribuição na região da Grande São Paulo. Segundo o jornal Brasil Econômico, um terceiro CD está sendo preparado, em um depósito de 25 mil metros quadrados, na cidade mineira de Confins. O espaço será utilizado principalmente para a logística dos produtos de grande porte, como os de linha branca. A mudança resultará em ganhos fiscais para o Walmart.
Hoje, duas empresas terceirizadas são responsáveis por toda a operação dos CDs destinados ao comércio eletrônico. Passar a comandar internamente essa gestão é outra meta da rede varejista. . “Vamos ter benefício financeiro, mas a principal motivação é aumentar a produtividade, pois teremos nossos próprios funcionários trabalhando na operação. No segundo semestre, vamos dobrar nossa capacidade de armazenamento ”, afirma Flávio Dias, diretor geral de e-commerce do Walmart Brasil.
(Por Brasil Econômico) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo