Com a queda do número de empresários que estão com estoques tanto acima quanto abaixo do desejado, o índice que mede a adequação dos estoques do comércio varejista da região metropolitana de São Paulo registrou crescimento de 7,3% em junho. O indicador passou de 87,4 pontos em maio para 93,8 pontos em junho. Na comparação com o mesmo período de 2015, quando o índice de adequação marcou 101,5 pontos, o indicador de junho é 7,6% inferior.

A parcela dos empresários que afirmou estar com estoque acima do adequado passou de 39,8% em maio para 37,5% em junho, recuo de 2,3 pontos percentuais. A parcela de comerciantes que declarou estar com estoques baixos, por sua vez, caiu 0,8 p.p. ao passar de 16,3% em maio para 15,6% em junho.

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, que apura o IE (índice de estoque), mesmo com a melhora dos estoques nos meses de maio e junho, boa parte dos empresários ainda está com os estoques elevados. Apesar do conservadorismo do varejo, está difícil ajustar o volume de mercadoria diante do ritmo fraco das vendas.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM