Em comparação com abril, o fluxo de visitantes em lojas físicas cresceu 1,9% em maio, de acordo com o ISV (Índice Seed de Varejo), levantamento realizado pela Seed, empresa de inteligência destinada ao varejo físico.
De acordo com os analistas do estudo, este crescimento ocorreu principalmente pela maior movimentação do comércio de rua, que teve um aumento de 4,2% versus lojas de shopping, que contribuíram com somente 0,90%.
O aumento no fluxo ocorreu em função do Dia das Mães, a data mais esperada do comércio após o Natal. Porém, o bom desempenho do fluxo não resultou em aumento nas vendas. De acordo com a Cielo, o mês de maio apresentou a maior variação negativa de vendas, – 6,1% comparativamente a maio de 2015.
Além dos fatores desfavoráveis que o Brasil apresenta, como alta na inflação, alto índice de desemprego e inadimplência, o fato do feriado de Corpus Christi ter ocorrido também maio, contribuiu para o resultado negativo.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de varejo, Retail Lab, ESPM