O Wal-Mart Stores Inc. planeja vender sua plataforma de varejo on-line na China para a JD.com Inc., segunda maior empresa de comércio eletrônico do país como parte de uma parceria estratégica, anunciaram as empresas.

A JD.com Inc., segunda maior varejista on-line da China, depois do Alibaba Group Holding Ltd., assumirá o controle da Yahodian, a plataforma de vendas na internet do Wal-Mart, em um acordo de compartilhamento, informaram as empresas. A JD.com planeja emitir ações num total correspondente a 5% de seu capital para o Wal-Mart, o que avalia a aliança estratégica em aproximadamente US$ 1,5 bilhão, com base na cotação mais recente de sua ação. O Wal-Mart e a JD.com também planejam cooperar na divisão de vendas diretas de varejo da Yihaodian.

A estratégia de se juntar à JD.com poderá fortalecer o Wal-Mart no competitivo setor de varejo on-line da China e aumentar as vendas em sua lojas físicas.

O Wal-Mart tem tido dificuldades para expandir seu negócio rapidamente na China. O varejista abriu sua primeira loja no país em 1996, mas tem apenas 430 hoje. A Yahodian, por sua vez, tem somente uma participação de 1,5% no segmento de vendas on-line no varejo para o consumidor, segundo dados da consultoria iResearch.

A venda da Yahodian surpreendeu o mercado, após o Wal-Mart divulgar, em julho de 2015, que havia assumido o controle total da unidade, pagando US$ 760 milhões ao seu sócio minoritário pela fatia de 49% que ainda não possuía. Executivos do Wal-Mart disseram que estão atuando para ganhar um pedaço maior dos mercados de vendas na internet e via aparelhos móveis na China, ambos em rápido crescimento, reduzindo o ritmo da expansão de suas lojas físicas no país. O varejista tomou medidas para ligar suas operações físicas às atividades on-line da Yahodian e, assim, poder acompanhar os consumidores chineses, que estão cada vez mais migrando para as ofertas de varejistas na internet. Essa iniciativa pode ganhar impulso depois da união com a JD.com.

No trimestre mais recente, encerrado em abril, as vendas do Wal-Mart na China em lojas abertas há pelo menos um ano cresceram ligeiramente em relação ao mesmo período do ano anterior, disse neste mês David Cheesewright, diretor-presidente da Walmart International, numa conversa com investidores.

A JD.com, que ganhou popularidade ao se tornar uma referência na venda de eletrônicos de marca, vem tentando expandir suas ofertas enquanto continua a concorrer com seu rival de maior porte, o Alibaba, que opera o site Taobao, de vendas de consumidor para consumidor, e o mercado on-line Tmall. A JD.com vem roubando participação de mercado do Alibaba e sua receita cresceu mais rápido que a do rival nos últimos sete trimestres. Ainda assim, sua participação de mercado na venda de produtos para consumidores na internet é de cerca de 23%, comparado com 53% do Tmall, segundo dados da iResearch.

Já a Yahodian tem se concentrado no nicho de supermercados, onde a concorrência também ficou mais acirrada nos últimos 12 meses. A empresa foi criada em julho de 2008, e o Wal-Mart comprou uma participação em 2012.

(Por The Wall Street Journal) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM