O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS/FIPE) no conceito de mesmas lojas – que considera as lojas em operação no tempo mínimo de 12 meses – registrou queda de 1,39%, de janeiro a abril de 2016 em relação ao mesmo período de 2015. Em abril, houve queda de 3,84% nas vendas comparadas ao mesmo período de 2015 e, em comparação com março de 2016, houve retração de 3,91%.
Já no conceito de todas as lojas – que consideram todas as lojas criadas no período pesquisado – houve queda em 2015 de 1,85%. Em abril, houve queda de 3,69% em relação a abril de 2015, e retração de 3,41% em relação a março. Os dados são da Apas (Associação Paulista de Supermercados).
De acordo com a entidade, o motivo da queda é a inflação mais elevada e persistente que afetou o poder de aquisitivo da população e reduziu o volume de compra das famílias nos supermercados.
Porém, o setor supermercadista continua apresentando um desempenho mais favorável quando comparado a outras atividades econômicas. “Em análise dos resultados ao longo dos últimos anos, o setor supermercadista foi o último a ser impacto pela instabilidade que afeta a economia brasileira. E o setor deve ser o primeiro a ser beneficiado em caso de melhora na confiança e no ambiente de negócios”, comenta o gerente de economia e pesquisa da Apas, Rodrigo Mariano.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM