As redes sociais, hoje, são parte crucial do cotidiano das pessoas – um forte reflexo de como a tecnologia influencia o hábito das pessoas. Essa característica dos consumidores pode ser um ponto sensível da estratégia das empresas quando falamos de engajamento. Segundo o Facebook, mais de 45% das pessoas usam tecnologias móveis no que pode ser chamado de uma nova jornada de compra. Mesmo assim, a maioria ainda escolhe efetuar a compra em uma loja física.

Inspirada por esse quadro, a rede social lança novas ferramentas de anúncios voltadas para geração de oportunidade de negócios em lojas físicas com o intuito de ajudar os lojistas a encontrarem o seu público digital. A empresa aponta que as novidades vão permitir que as empresas possam medir a quantidade de conversões físicas geradas pelas campanhas móveis da rede social e aumentar o tráfego no espaço físico.

Confira os novos recursos:

Ajude as pessoas a encontrar a sua loja

Essa ferramenta fornece uma solução rápida e nativa dentro do Facebook para ajudar as pessoas a localizarem lojas físicas. Os anúncios mostram às pessoas as lojas mais perto delas e oferecem chamadas para ação relevantes, como “Como chegar”, o que torna mais fácil ir as compras. Sem precisar sair do anúncio ou do aplicativo, os usuários podem checar o endereço, horários, telefone, website e tempo de viagem até cada loja próxima.

Visitas às lojas

Medir com rapidez e eficácia o impacto da publicidade sobre as empresas físicas tem sido um desafio às plataformas de mídia. Essa ferramenta, porém, será uma nova métrica nos relatórios de anúncios. Isso permitirá que os anunciantes entendam melhor o tráfego da loja depois de veicular uma campanha com Divulgação nas Imediações.

API de conversões offline

Permitirá às empresas contabilizar o impacto de suas campanhas de marketing no Facebook sobre as transações que ocorrem nas lojas, call center e outros. Os anunciantes podem usar a API de conversões offline para:

  • Ver resultados em tempo real, conforme a ocorrência das transações em loja ou pelo telefone;
  • Obter informações demográficas sobre as pessoas que compraram;
  • Otimizar futuras campanhas.

“Na Fravega, foi possível observar que, por cada dólar de receita de comércio eletrônico gerado por meio dos anúncios do Facebook, estávamos, na verdade, gerando mais US$ 2,20 em nossas lojas físicas. Com a API de conversões offline, foi possível otimizar o nosso investimento e aumentar os gastos com confiança”, conta Mariano Tordo, Gerente de Marketing Digital da Fravega, no blog do Facebook.

(Por NoVarejo –  Raisa Covre)