O mercado de café em cápsulas pode chegar a R$ 2,96 bilhões em 2019, de acordo com a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café). Só no ano passado, o faturamento do setor chegou a R$ 1,4 bilhão, alta de 40% ante os R$ 1 bilhão conquistados em 2014. Diante da crescente demanda do setor, houve a necessidade da análise de algumas características desse produto.

De acordo com a associação, a qualidade do café em cápsulas comercializados no Brasil e suas características físicas e sensoriais serão certificadas pela Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café). O objetivo do projeto é orientar as indústrias que queiram investir nesse mercado. Os materiais serão analisados em laboratórios credenciados no PQC (Programa de Qualidade do Café) e do Selo de Qualidade.

Além de analisar as amostras, parte do volume enviado para os testes será armazenada para servir de referência nas futuras avaliações de lotes de uma mesma empresa. Procedimento é considerado essencial para a padronização dos cafés embalados em cápsulas. “Com isso, as indústrias terão condições de assegurar aos consumidores que a bebida é de qualidade”, explicou Nathan Herszkowicz, diretor executivo da associação.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM