Os grupos europeus de supermercados Ahold e Delhaize vão juntar forças. O acordo, no valor de € 25 bilhões, pretende proporcionar maior escala às empresas nos Estados Unidos e desafiar o Walmart em seu país de origem.
A combinação criará a quinta maior varejista dos Estados Unidos e a quarta maior da Europa, com mais de 6,5 mil lojas e 375 mil funcionários, atendendo a mais de 50 milhões de clientes semanais.
A holandesa Ahold e a belga Delhaize geram a maior parte de suas vendas nos EUA, onde possuem redes como a Stop & Shop, a Giant e a Food Lion.
A aliança ocorre num momento em que grupos de supermercados nos EUA e na Europa enfrentam vários desafios, que vão desde a ascensão das redes de desconto alemãs até a mudança dos hábitos do consumidor. Ao se associarem, as empresas poderão usar o aumento de escala para negociar melhores condições com os fornecedores.
Embora anunciado como “fusão entre iguais”, o negócio foi estruturado como uma tomada de controle. Assim, os acionistas da Ahold, que tem um valor de mercado de € 16,8 bilhões, controlarão 61% do capital da empresa resultante. Os acionistas da Delhaize deterão o restante e receberão 4,75 ações ordinárias da Ahold para cada ação que mantêm em carteira.
As ações da Delhaize, cujo valor de mercado é de € 8,7 bilhões, caíram 7,7%, para € 81,29, em Bruxelas. Os papéis da empresa tiveram as negociações suspensas na terça-feira, após registrar grandes altas.
As empresas pretendem obter uma economia de custos de € 500 milhões em três anos.
A assessoria em investimentos Bernstein, que inicialmente tinha descrito o acordo como “uma ideia muito ruim”, em nota a clientes, atenuou suas críticas, dizendo que a medida constitui uma boa notícia para os acionistas da Ahold, em especial.
Analistas tinham manifestado ceticismo quanto ao potencial do negócio em reduções de custos.
O analista Bruno Monteyne, da Bernstein, disse que € 500 milhões de euros em sinergias “não é otimismo exagerado”. Mas disse estar “ainda preocupado com o risco de execução”.
O principal executivo da Ahold, Dick Boer, disse que a meta representa um esforço, mas pode ser alcançada. “Estamos muito convencidos de que € 500 milhões são factíveis, mas será um trabalho árduo”, disse.
Boer será o principal executivo do novo grupo, enquanto Frans Muller, principal executivo da Delhaize, será seu vice, e acompanhará a integração das duas companhias.
O presidente do conselho de administração da Delhaize, Mats Jansson, ocupará o mesmo cargo na empresa resultante, que se chamará Ahold Delhaize. Seu congênere na Ahold, Jan Hommen, será o vice-presidente do conselho de administração, juntamente com o diretor de grupo da Delhaize, Jacques de Vaucleroy.
Com uma base de lojas que se estende desde a Costa Leste dos Estados Unidos até a Indonésia, a associação terá de ser aprovada pelos órgãos reguladores. “Há muito a ser feito”, disse Muller.
As empresas informaram que preveem a conclusão da operação para meados de 2016. A empresa resultante manterá seus registros nas bolsas de Amsterdã e de Bruxelas.
(Por Valor Ecômico) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM