Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal Meu Bolso Feliz, revelou que 84% dos consumidores que não possuem conta corrente fazem compras parceladas.
De acordo com o levantamento, as opções de pagamento mais comuns são o parcelamento por crediário para 42%, cartão de crédito para 40% e o financiamento é escolhido por 15% dos consumidores.
Entre os produtos mais comprados de forma parcelada estão os eletrônicos (34%), celulares (32%) e roupas (30%). Quando não têm crédito bancário os entrevistados recorrem, principalmente, ao crediário (42%) e ao cartão de crédito (40%).
O estudo mostrou também que para os entrevistados, o uso do crédito é necessário para fechar as contas no mês, já que muitas vezes a renda não é suficiente para comprar à vista. Ainda assim, 17% dos pesquisados afirmaram ter o acesso ao crédito negado nos últimos três meses.
Segundo Marcela Kawauti, a economista-chefe do SPC Brasil, a situação da economia, com a inflação e os juros elevados, está bloqueando o acesso dos consumidores ao crédito.
A parte positiva é que os consumidores estão aprendendo a lidar com suas finanças. O estudo mostrou que 52% dos entrevistados já evitam ouvir propostas de novos cartões e aumento de limite, para não comprometerem o orçamento ou para evitarem compras desnecessárias. E, 61% escolhem a opção de crédito levando em conta as menores taxas de juros cobradas.
Outro dado revelado pelo estudo é referente às compras por impulso. 47% dos respondentes efetuaram essa modalidade de compra nos últimos três meses. Para a economista, esse é um dos principais causadores da falta de controle do orçamento familiar.
(Por NoVarejo – Escrito por Mariane Rocigno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM