O estudo “Latin America Consumer Overview”, divulgado pela Kantar Worldpanel, apontou uma queda no consumo de produtos de cuidados pessoais em toda região da América Latina. Segundo os dados apresentados, 50% dos países registraram esta redução no período de outubro de 2013 a setembro de 2014.
Apenas dois países da região registraram aumento nestes gastos: Brasil e Peru apresentaram um crescimento em valor de 14% e 7% e um aumento no gasto médio de 10% e 5%, respectivamente. Apesar do aumento de preços, o Brasil não deixa de lado os gastos com cuidados pessoais, o que mostra a força deste segmento para o país frente à região.
Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Venezuela tiveram retração de volume e foram responsáveis pelo resultado negativo da categoria. Já Bolívia, América Central e México registraram estabilidade no consumo.
Frequência de compra e canais de venda
Com exceção da Venezuela e do Peru, todos os países diminuíram suas idas ao ponto de venda, ou seja, 80% dos países da região. Em contrapartida, sete países aumentaram seu gasto médio com a categoria.
A compra de produtos de cuidados pessoais ganhou destaque no canal de autosserviço, onde 60% dos países da região concentram seus gastos. Três deles gastam 30% a mais que a média da região neste canal: Chile, México e Venezuela.
Os países da América Central, Peru e Bolívia concentram seus gastos no canal tradicional, conhecido também como varejo de balcão. Já Bolívia e Colômbia destinaram parte dos seus gastos com o canal porta a porta e a Argentina se destaca pelo gasto em perfumarias e farmácias.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM