A Staples, principal fornecedora de materiais de escritório dos Estados Unidos, fez acordo para comprar a rival Office Depot em um negócio de 6,3 bilhões de dólares em dinheiro e ações, em uma tentativa de reforçar operações para competir melhor contra varejistas online e outras grandes redes de varejo.
A Staples disse que vai pagar 7,25 dólares por ação em dinheiro e 0,2188 de suas ações para cada ação da Office Depot.
A oferta, que deverá passar pelo crivo de autoridades de defesa da concorrência, atribui um valor à Office Depot de 11 dólares por ação, com base no preço de fechamento da Staples em 2 de fevereiro, último dia de negociação antes da especulação da mídia de que um acordo estava próximo.
O preço de oferta representa um prêmio de 44 por cento em relação ao preço de fechamento da Office Depot na segunda-feira.
Varejistas online, tais como tais como Amazon.com e grandes redes, como Wal-Mart, têm reduzido vendas de empresas especializadas em materiais de escritório.
A Staples disse nesta quarta-feira que iniciou negociações para comprar a Office Depot em setembro. A transação deverá ser concluída até o final de 2015.
(Por Exame) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM