O 31º WebShoppers, relatório sobre o comércio eletrônico brasileiro divulgado hoje (4) pela E-bit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico, indicou aumento de 24% nas vendas online em 2014, em comparação a 2013.

Mesmo tendo sido um ano atípico, o resultado superou a expectativa inicial sobre o faturamento do setor, a receita chegou a R$ 35,8 bilhões, resultado dos 103,4 milhões de pedidos realizados pela internet, sendo 17% maior que do ano anterior. Em 2013 o faturamento foi de R$ 28,8 bilhões.

O diretor executivo da E-bit, Pedro Guasti, afirma que percebe o amadurecimento do setor de e-commerce no Brasil. “Tanto as lojas estão melhorando a experiência de navegação e compra em seus sites, como os consumidores estão confiando mais e aproveitando esta praticidade com as diversas vantagens que a compra online oferece, como descontos, variedade de produtos e entrega em casa”, explica.

O Brasil soma 61,6 milhões de e-consumidores únicos, aqueles que já fizeram ao menos uma compra online. Em 2014, 51,5 milhões estiveram ativos e, destes, 10,2 milhões eram entrantes, ou seja, aqueles que tiveram sua primeira experiência de compra na internet. O tíquete médio foi de R$ 347, valor 6% acima do registrado em 2013.

Até o final de 2015, a E-bit prevê que o e-commerce alcance um faturamento de R$ 43 bilhões, 20% maior que o último ano.

(Por NoVarejo – Escrito por  Mariane Rocigno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM