O Sebrae e a Associação Brasileira de Franchising (ABF) assinaram protocolo de intenções para a criação do FAMPE Franquias (Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas), uma iniciativa que pretende facilitar o acesso dos franqueados a financiamentos, por meio de garantias complementares, em operações de crédito contratadas junto aos bancos conveniados (inicialmente, Bradesco e Santander).

“O acesso ao crédito é um dos maiores entraves à expansão dos negócios. Com a assinatura do convênio, os franqueadores terão um novo instrumento de crescimento”, afirma Guilherme Afif Domingos, Ministro-chefe da Secretaria Nacional de Micro e Pequenas Empresas, que assinou o protocolo nesta manhã (30/10) na abertura da Convenção da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Com recursos iniciais da ordem de R$ 50 milhões para fomento às franquias, o fundo substitui as garantias reais do crédito por um aval do Sebrae, pode garantir até 80% dos financiamentos dos franqueados junto aos bancos e visa reduzir as dificuldades que pequenos negócios enfrentam para atender aos pré-requisitos adotados pelas instituições financeiras no momento da concessão de financiamentos. O Sebrae atua como avalista das operações e os bancos realizam todo o processo de concessão de financiamento.

(Por No Varejo – Escrito por  Renato Müller) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM