Por meio de uma consulta com varejistas de São Paulo, a Abras (Associação Brasileira de Supermercados) detectou que a demanda por água mineral cresceu na região em função da atual crise hídrica. O economista da associação, Flávio Tayra, afirmou que a consulta não levantou dados exatos sobre alta nas vendas, mas que as redes supermercadistas confirmam a elevação dos números.
Grandes companhias como o Grupo Pão de Açúcar e o Walmart já haviam relatado alta nas vendas de água mineral. As companhias destacaram ainda maior demanda por embalagens maiores.
Segundo Tayra, algumas redes já reportaram à entidade que o aumento da demanda se refletiu em alta nos preços, mas não há indicadores ainda sobre a variação. A Abras relata ainda que há o temor de cortes de fornecimento de água mineral pelas distribuidoras.
O presidente do conselho consultivo da Abras, Sussumu Honda, considerou, porém, que é possível que embaladores e distribuidores de regiões mais distantes da capital paulista venham a se interessar por entregar produto na região no futuro. “Se houver falta de água e o preço se elevar, passa a ser um mercado mais interessante para fornecedores até de outros Estados”, ponderou.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM