Quais as marcas mais lembradas pelos consumidores? E quais as promoções dessas marcas que ficam na lembrança das pessoas?
É isso o que tenta responder o mais novo estudo da consultoria Hello Research.
O estudo foi feito em 70 cidades de todas as regiões do país e com pessoas das classes A a D/E.
Confira a seguir os principais resultados:
Promoções
82% das pessoas não lembram de ter visto promoções quando foram ao supermercado.
Sobre o tipo de promoção que mais gostam, os consumidores citaram em primeiro lugar, com 52%, a redução de preço.
Depois, vieram as campanhas do tipo “Pague 2 e leve 3” e aquelas no estilo “Compre um produto e ganhe outro”.
A redução de preço foi o fato mais lembrado. Concursos culturais foram os menos lembrados e os menos preferidos.
As melhores
Entre os setores, o de alimentos foi aquele citado como tendo as promoções preferidas (34%). Depois, veio bebidas não-alcoólicas (22%) e limpeza (19%).
Coca-Cola e Omo dividem a primeira colocação entre as marcas com as promoções mais queridas. Depois: Sadia e Nestlé em segundo lugar; e Skol, Danone, Ipê, Brahma e Guaraná Antártica em terceiro.
Varejistas
A empresa mais citada como local de compra foi a Casas Bahia, com 36% de lembrança. Ela foi mais lembrada por mulheres jovens, classe C, da região Sudeste.
Depois, foram lembradas: Magazine Luiza, Ricardo Eletro, Extra, Carrefour, Lojas Cem e Walmart.
53% dos consumidores que compraram televisores e celulares nessas lojas relataram que uma certa promoção foi determinante para optar por aquela marca.
Os produtos da Samsung foram citados como os prediletos.
(Por Exame) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM