O segmento de produtos de marcas próprias cresce 11,6% no Brasil neste ano, para US$ 1,44 bilhão, sustentado pela tendência dos consumidores de dedicar uma parcela maior dos seus gastos a produtos com preços mais baixos, informou a consultoria Nielsen.
De acordo com estudo da empresa, as marcas próprias representam 4,9% das vendas realizadas em lojas de autosserviços no País. De acordo com o levantamento, as categorias de produtos básicos, como arroz, feijão, óleo e pão são os itens mais representativos em vendas no segmento de marcas próprias. A Nielsen também destacou o ganho de relevância de biscoitos e carnes preparadas. Na área de higiene e beleza, os produtos que mais vendem com marcas próprias são lâminas de barbear, enxaguantes bucais e creme dental.
Ainda de acordo com a pesquisa, o público médio de produtos de marcas próprias são donas de casa, com nível socioeconômico alto, faixa etária de 50 anos e filhos com idades entre 12 e 17 anos.
O Brasil responde por 36% do mercado de marcas próprias na América Latina, seguido pelo México (33%), Colômbia (18%), Chile (10%) e Porto Rico (1,6%). Para a região, a estimativa é que as marcas próprias crescerão 10,6% neste ano, chegando a US$ 4 bilhões.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM