Segundo o Mosaic Brasil, estudo divulgado hoje pela Serasa Experian que segmenta a população em vários perfis, os “Jovens da Periferia” são o grupo mais representativo entre os maiores de 18 anos no País, somando 16,8% do total. Segundo a Serasa, 20% de todo o crédito emitido no País vai para esse segmento.

“Ao contrário dos jovens de elite, esses contribuem efetivamente, através de suas rendas modestas, com a manutenção do lar, e são formadores de opinião significativos no interior do grupo comunitário”, resume Juliana Azuma, superintendente da Serasa. Ela ressalta ainda que esses jovens, por terem oportunidades socioeconômicas que seus pais não tiveram em função do avanço da renda, introduzem novos hábitos de consumo nas periferias, como o acesso a meios eletrônicos de pagamento.

O segundo grupo mais representativo é a “Massa Trabalhadora Urbana”, que reúne 14,32% dos adultos brasileiros, seguidos pelos “Moradores de Áreas Empobrecidas do Sul e Sudeste” (11,42%), dois segmentos que cresceram baseados na ascensão social ocorrida nos últimos anos.

“O Mosaic prova que a sociedade não está genericamente dividida apenas em classes A, B, C ou D”, explica o presidente da Serasa Experian, José Luiz Rossi. “Essa segmentação é mais complexa e composta de 11 grupos e 40 segmentos considerando uma análise minuciosa de mais de 400 variáveis”, completa.

Segundo a Serasa, o estudo pode ser usado pelas empresas no processo de definição de público alvo, identificação de cliente mais rentável, composição de mix de produtos, identificação de novos nichos de mercado, definição de modelo de comunicação, entre outros aspectos.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM