O setor de franquias cresceu 5,4% no primeiro semestre deste ano, frente ao mesmo período de 2013, segundo dados divulgados hoje (30) pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). O desempenho poderia ser maior, não fosse o crescimento do segundo trimestre, que apresentou alta de 1,6%, frente a 2013.
Na comparação entre um trimestre e outro, por sua vez, recuou 1%. “Estamos em um ano atípico em que a economia apresenta um baixo desempenho. No entanto, mesmo com essa conjuntura, o franchising permanece crescendo acima do PIB”, afirmou em nota Cristina Franco, presidente da ABF.
Ela ressalta que o setor não está isolado da conjuntura econômica. Por isso, a expectativa é que o crescimento de dois dígitos que o setor apresentou nos últimos anos não deve se repetir. A Associação espera alta entre 5,5% a 7% neste ano.
“Está abaixo do que havíamos projetado, mas é um número expressivo, considerando o histórico de crescimento acima de dois dígitos da última década”, afirmou Cristina.
A abertura de pontos de venda aumentou 3,6% no segundo trimestre. A expectativa é que até o final de 2014, o aumento no número de unidades franqueadas fique entre 9% a 10%.
(Por No Varejo – Escrito por Camila Mendonça) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM