Enquanto fecha centenas de lojas nos Estados Unidos e Canadá, a gigante varejista Staples anuncia que abriu recentemente sua primeira loja no Brasil.

A unidade fica dentro do Shopping Market Place, em São Paulo e funciona como uma vitrine da marca no país, além de servir como um termômetro para a empresa avaliar o comportamento dos consumidores brasileiros.

No endereço, funcionários da Staples também ajudam consumidores a conhecerem e comprarem os produtos da empresa por meio do site.

“Estamos mais próximos dos clientes, possibilitando a venda imediata de alguns itens do nosso portfólio de produtos”, diz Leo Piccioli, CEO da Staples na América Latina, por meio de comunicado.

Assim como tem feito fora do país, a Staples optou por abrir nano-lojas no Brasil, um modelo mais em conta e que combinam vendas físicas e online.

Oito lojas como essa foram abertas pela companhia na Argentina recentemente, como uma forma de reforçar a estratégia de crescer em países latinos.

Com cerca de 2.300 lojas distribuídas pelo mundo, a Staples registrou 25 bilhões em vendas de dólares.

A rede de varejo americana foi aberta em 1986 e, em 2005, chegou ao Brasil com a aquisição da Officenet e, desde então, trabalha com o modelo delivery para papelarias de diversos portes.

Com a abertura da loja, a Staples irá concorrer diretamente com a Kalunga também na parte de vendas para consumidores finais.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM