A rede de supermercados Intermarché, uma das maiores da França, criou uma campanha para incentivar a compra de vegetais que não estão com a aparência perfeita. A ideia era mostrar que os alimentos continuam nutritivos mesmo que estejam fora dos padrões tradicionais.É comum que em pontos de venda os alimentos naturais passem por uma triagem estética que determina se eles vão ou não para as prateleiras. Nestes casos, uma mancha na pele, um amassado na casca ou anomalias genéticas, descartam totalmente a possibilidade de o vegetal ganhar destaque nas gôndolas.
A rede de supermercados francesa resolveu fazer o caminho inverso, como forma de reduzir o desperdício de alimentos. A proposta da campanha “Frutas e Vegetais Inglórios” era dar a esses itens o status de celebridade dentro das lojas. A estratégia era coloca-los junto aos alimentos em perfeita forma, mas oferecendo a possibilidade de o cliente que escolhesse pelos “rejeitados” tivesse 30% de desconto no preço do vegetal.
Além disso, o próprio supermercado fez sucos e sopas com as frutas e legumes, para mostrar que, independente da aparência, as propriedades nutricionais e o gosto permaneciam intactos. Isso serviu como um incentivo a mais para que os clientes arriscassem inovar na compra.
O resultado foi muito positivo. Em apenas dois dias 1,2 toneladas dos alimentos foram comercializados. As prateleiras ficaram vazias e os alimentos foram responsáveis por 24% das vendas da rede. A campanha ficou tão famosa que logo se espalhou pelas redes sociais e atingiu mais de 13 milhões de pessoas. Muitos veículos da imprensa francesa também noticiaram a ação e cobraram que ela fosse replicada em todos os supermercados como esforço para reduzir o desperdício de alimentos.
(Por Varejista) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM