A rede francesa anunciou no sábado, 21/06, que iniciou negociações para adquirir as lojas da rede espanhola Dia% na França. Estimado em € 600 milhões, o negócio marca a retomada dos projetos de expansão da companhia cujo objetivo é se tornar mais multicanal, atuando em diferentes formatos de loja. Em nota, a empresa afirmou que a aquisição “permitirá responder melhor às necessidades dos clientes, oferecendo serviços adaptados à evolução de seus hábitos de consumo.”
Vale lembrar que, em outubro de 2009, no auge de sua crise interna, o grupo francês chegou a analisar a divisão de seus ativos no Brasil, na Argentina, na Colômbia e na China. As discussões levavam em conta a pressão exercida à época pelo consórcio Blue Capital, detentor de 13,5% do capital votante, que desejava uma venda da ordem de € 3 bilhões a € 5 bilhões em uma iniciativa para recuperar parte do valor investido na companhia e perdido em razão da desvalorização do grupo nas bolsas de valores na época.
As operações do Dia% na França contam com 7,5 mil funcionários e 865 unidades, sendo 230 franquias. Em 2013, houve queda de 11% nas vendas nesse país em função de ações mais agressivas de concorrentes, como o próprio Carrefour e o Casino. Com a aquisição, o Carrefour ganha reforço no formato voltado a preço. O mercado também acredita que bandeiras que atuam no segmento de proximidade ganharão mais atenção. Entre elas, estão as marcas City, Contact e Market.
Vendas no Brasil
A receita do Carrefour no Brasil apresentou uma alta de 6,4% entre as lojas abertas há mais de um ano no último trimestre. Já quando se considera todas as unidades da empresa no País, o aumento foi de 8,3%.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM