A rede de lojas de roupa para jovens e adolescentes Abercrombie & Fitch vai repaginar sua marca Hollister para tentar reverter a queda de 14% nas vendas do ano passado. A diminuição nas vendas foi pior até do que sua marca principal, que caiu 10% no ano. As informações são do jornal Wall Street Journal. Entre os planos da rede estão baixar os preços dos produtos Hollister e modificar um pouco o estilo das lojas, para que elas possam competir mais facilmente com as chamadas lojas fast fashion como a H&M, a Forever 21 e até a Zara, que nos últimos anos têm atraído o público jovem até então cativo da Abercrombie.
Essas lojas têm investido em produtos mais baratos ligados à moda, que podem ser substituídos mais fácil e rapidamente. No conceito fast fashion, a ideia é que o consumidor gaste menos dinheiro nas lojas, mas vá até elas mais frequentemente.
A ideia da Abercrombie não é mudar o estilo da Hollister, que faz referências ao surfe, e sim ampliar um pouco seu leque de produtos e alterná-los mais vezes ao ano, fugindo um pouco do que a marca era conhecida por: os produtos básicos e caros. A rede pretende, também, diferenciar um pouco mais uma marca da outra.
Além das reformas na Hollister, a Abercrombie está tomando outras medidas para tentar se reerguer: anunciou o fechamento de 60 a 70 lojas nos Estados Unidos até o fim do ano e a mudança de sua mesa diretora.
Em janeiro, o presidente executivo Mike Jeffries foi substituído por Arthur Martinez, que agora está à procura de novos diretores para as marcas Abercrombie e Hollister. Mais mudanças devem ser anunciadas em breve.
[Fonte: Exame]
Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo, Núcleo de Estudos e Negócios , Retail Lab