Sonae Sierra, operadora de shoppings do grupo português Sonae, teve lucro de 3,6 milhões de euros em 2013 ante prejuízo de 46 milhões em 2012, tendo focado nos mercados do Brasil e Turquia. 

O presidente-executivo, Fernando Guedes de Oliveira, disse que nos primeiros cinco meses de 2013 houve um declínio das vendas, mas disse que a partir de maio, “assistimos a um aumento da confiança dos consumidores, e desde outubro que temos assistido a um aumento mensal das vendas na larga maioria do nosso portfólio”.

“Estamos confiantes de que este ímpeto se manterá em 2014”, acrescentou O executivo.

A empresa informou que reforçou a presença no Brasil, com um investimento de cerca de 122 milhões de euros num centro comercial em Londrina, no sul do Brasil. No total, a empresa tem investimentos em 12 shoppings no país, nos Estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Amazonas.

Em outubro, a empresa inaugurou outros dois novos centros comerciais, um no Brasil e outro na Alemanha, tendo também entrado no mercado turco com a criação da Sierra Reval.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) caiu 2 por cento, para 113 milhões de euros, e os recursos diretos obtidos com investimentos ficaram estáveis em 228 milhões de reais.

 

[Fonte: Exame]

Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo, Núcleo de Estudos e Negócios , Retail Lab