Em setembro de 2013, as Lojas Marisa deram início a uma campanha, criada pela AlmapBBDO, com objetivo de “democratizar a moda”. E, para isso, convidou editoras de revistas de moda para selecionar peças das novas coleções de primavera e verão. A “Achados Marisa” teve seu ponta-pé inicial com a Marie Clarie, seguido por VogueGlamourQuem.A ideia da campanha é que, além de ter a curadoria de profissionais especializadas em moda para produzir looks com as peças da rede, as próprias consumidoras também se tornassem divulgadoras nas redes sociais, compartilhando os seus “achados” nos perfis pessoais e na página da Marisa no Facebook.
Ainda assim, no último trimestre o lucro líquido da rede, que possui 385 lojas em todo o Brasil, caiu 77,8% em relação ao ano passado, atingindo R$ 25,7 milhões, muito abaixo dos R$ 115,6 milhões registrados no ano anterior. IMPRENSA conversou com Roberta Morelli, gerente de divisão de marketing da Marisa.
IMPRENSA – Para o verão 2013/2014, a Marisa fez uma ação em parceria com algumas revistas de moda para promover coleção exclusivas. Como surgiu essa iniciativa?
Roberta Morelli – A campanha “Achados Marisa” surgiu de uma ampla e detalhada pesquisa que realizamos com nosso público-alvo, a fim de averiguar quais eram os meios a que nossas clientes recorrem quando querem se informar sobre moda, buscar inspirações para se vestir. A pesquisa nos mostrou que as revistas de moda e comportamento são uma das principais fontes, juntamente com as novelas e os sites de moda. Por isso, optamos por fechar parcerias com algumas revistas.
Como foi o processo de escolha das revistas, das peças e, principalmente, a divulgação de cada coleção nas mídias voltadas para moda, já que poderia haver uma possível “rejeição” por se tratar de um concorrente?
Achados Marisa não foi uma campanha somente voltada para revistas. Foi uma ação 360° na qual, além das revistas Marie Claire, Quem, Glamour e Vogue, tivemos também parcerias com portais de moda, blogueiras, público interno (colaboradores), entre outros.
Qual a relação da Marisa com o universo virtual – desde vendas online até relacionamento com clientes nas redes sociais?
A Marisa sempre esteve atenta aos meios digitais. Fomos a primeira varejista de moda a ter uma loja virtual, criada em 1999. Temos perfis no Facebook, Instagram e Twitter, além de um blog, que trabalham tanto no atendimento do SAC 2.0, quanto no fornecimento de dicas de peças, informações de moda e tendências, todos interligados com nossa loja virtual e nossos catálogos físicos.
A ideia é continuarmos crescendo neste meio, acompanhando as mudanças pelas quais as mídias estão passando, sem deixar de estarmos próximos das nossas clientes.
Quais são as próximas novidades de marketing digital da Marisa?
Temos muitas ações interativas programadas para este ano por meio dos nossos perfis nas redes sociais, especialmente o Facebook. Queremos trazer cada vez mais as clientes para junto da Marisa, com a cumplicidade que só a Marisa tem com a mulher brasileira, munindo-as de muita informação de moda e sempre com boa relação custo-benefício.

 

[Fonte: Porta Imprensa] Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo, Núcleo de Estudos e Negócios , Retail Lab