De olho no mercado de bebidas no país, sempre em alta fermentação, várias marcas tiveram a iniciativa de abrir bares próprios no Brasil recentemente, entre cervejas, licores e destilados. A mais recente da lista é a cerveja escocesa Brew Dog, cultuada entre fãs de rótulos artesanais, que abriu um bar em São Paulo no começo deste ano. Independente do tipo do espaço, as marcas parecem concordar que a estratégia de divulgar seus produtos diretamente para consumidores é uma boa forma de promover seus drinques. Confira 9 marcas que adotaram a iniciativa:

BrewDog

Em janeiro, a cervejaria escocesa Brew Dog inaugurou em São Paulo seu primeiro bar fora da Europa. Cultuada entre entendidos, o rótulo aproveita o bom momento das cervejas artesanais no Brasil e estende seu slogan (uma “cerveja para punks”) à ex-oficina mecânica que escolheu como sede em Pinheiros, zona oeste da capital. O Brasil é um dos cinco países para o qual a marca é mais exportada, segundo a empresa.

Delirium

Mais um rótulo artesanal a abrir um bar próprio é a belga Delirium. A marca anunciou a chegada de um Delirium Café em São Paulo ainda no primeiro semestre de 2014. O mercado brasileiro já mostrou sua força ao produto premium, que inaugurou sua primeira unidade na América Latina no Rio de Janeiro, em 2010.

Absolut

O primeiro bar fixo da marca Absolut no mundo foi aberto em São Paulo e recebeu o nome de Absolut Inn. Criado pela marca de vodca, o espaço de 450 metros quadrados reuniu uma galeria de arte, livraria, club, bar e restaurante, e funcinou por três meses, em conceito pop-up. “Com o projeto conseguimos proporcionar uma experiência criativa e de interação única entre o consumidor brasileiro e a marca. O projeto bem sucedido colocou o Brasil em uma posição de destaque”, comenta Rafael Souza, gerente do grupo de bebidas premium da fabricante Pernod Ricard Brasil.

 

Heineken

Entre suas ações para o verão 2014, a Heineken anunciou o lançamento do projeto Up on the Roof, um pop-up bar que ocupou o o topo do Edifício Planalto, no centro da cidade de São Paulo. O espaço abriu para o público em 24 de janeiro e segue até o dia 28 de fevereiro. O lugar funciona de sexta a domingo e recebe festas conhecidas do calendário da cidade.

 

Karavelle

Inaugurado em outubro de 2013 em São Paulo, o bar da cerveja artesanal brasileira Karavelle produz no local sua própria bebida, o que o faz entrar na categoria “brewpub”. Distribuída no varejo no sul e sudeste, a marca fabrica seis variedades de bebidas, que também são oferecidas no bar próprio. Segundo a marca, a ideia é que o espaço seja também um laboratório para criar novos sabores.

 

Amarula

No inverno de 2012, a marca de licor criou pequenos bares que serviam drinks quentes, além dos tradicionais, em shoppings da cidade de São Paulo. Em 2013, foi a vez do nascimento do espaço Lounge Amarula, no bar Noh, em São Paulo. Com 80 metros quadrados, ele oferece opções de drinks à base de Amarula, coquetéis e sobremesas alcoólicas, como um sorvete feito da bebida.

 

Ketel One

A vodka holandesa tem oito embaixadas pelo país. A meta da iniciativa é estimular a criação de bares especializados em drinques de acordo com a marca: “A cultura da coquetelaria vem ganhando força no Brasil, e temos um caminho de muitas oportunidades. O aquecimento econômico faz com que o brasileiro refine seu paladar, buscando novas experiências gastronômicas”, explica João Paulo Leopardo, gerente-geral da unidade de luxo da fabricante Diageo.

Aperol

A marca do grupo Campari ficou famosa no verão europeu com o drink Aperol Spritz (feito também com espumante e água com gás) e investiu pesado na divulgação no Brasil em 2013. Uma das estratégias foi a abertura de embaixadas em várias cidades do país. “A ideia do projeto surgiu a partir de queixas dos consumidores que alegavam não encontrar aqui no Brasil a bebida preparada da mesma forma que conheceram na Europa”, afirma Julka Villa, diretora de marketing da Campari do Brasil.

Tanqueray

O marca inglesa de gin Tanqueray, da fabricante Diageo, lançou em janeiro uma House of Gin em São Paulo. A embaixada da marca oferece drinques e produtos criados a partir da bebida. O objetivo do espaço é atrair consumidores brasileiros ao hábito de incluir gim tônica, dry martini e o negroni em seus happy hours, diz a marca.

 

[Fonte: Exame] Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo, Núcleo de Estudos e Negócios , Retail Lab