Cada vez mais presentes em lojas de pequeno e médio portes, os itens de papelaria vão alavancar um faturamento de R$ 50,8 milhões para os supermercados gaúchos entre os meses de janeiro e fevereiro. A informação é de Antônio Cesa Longo, presidente da Agas (Associação Gaúcha de Supermercados). Ele anunciou uma projeção de crescimento real de 6% nas vendas de volta às aulas para o setor, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo o dirigente, os supermercados do Rio Grande do Sul deverão superar as livrarias e papelarias, feiras, camelôs e lojas de R$ 1,99, pelo oitavo ano consecutivo, como local preferido de compras dos gaúchos de material escolar.

De acordo com Longo, pelo menos metade dos produtos de papelaria deverão ser comprados, pelos consumidores, nas lojas do setor. “Os carros-chefes novamente serão os cadernos, sobretudo os licenciados com personagens infantis e atores do momento. Mas a Copa do Mundo é outra oportunidade que deverá ser bem explorada pela indústria”, aposta o supermercadista.

Cerca de 20% dos itens de volta às aulas vendidos deverão ser oriundos de fábricas gaúchas. ” Acreditamos que 70% da venda de material escolar será realizada em fevereiro”, projeta Longo.

Segundo os dados coletados pela Agas junto aos supermercadistas gaúchos, os preços da seção de papelaria, neste ano, estão em média 8% superiores ao período em 2013, um pouco acima da inflação no período. “A alta do dólar encareceu os produtos importados, e o papel registrou uma alta média de 12% no acumulado de 2013”, destaca o presidente da Associação.

 

(Fonte: SMvarejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios , retail lab