O presidente global da Unilever, Paul Polman, disse ontem (21/1) que a companhia perdeu entre € 60 milhões e € 70 milhões (em torno de R$ 200 milhões) em vendas da bebida à base de soja Ades no Brasil no ano passado. A companhia teve que recolher um lote de sucos do mercado em março, quando soube que algumas unidades continham solução de soda cáustica, usada para limpar a máquina na fábrica. Segundo a Euromonitor, a Unilever tinha 45% do mercado de bebidas à base de soja em 2010 e no ano passado essa fatia havia caído para 33%.
“Estamos reconstruindo a demanda do consumidor pela marca, com o relançamento de Soy Force, e vamos buscar uma melhora progressiva”, afirmou Polman. O selo Soy Force foi lançado no fim do ano passado para reforçar o posicionamento dos produtos, que combinam proteína de soja, vitaminas e minerais em suas fórmulas. A Unilever produz 750 milhões de itens Ades por ano, entre 30 variedades de produtos.
Apesar de deixar de vender essa quantia com Ades, a Unilever registrou alta de 13% em sua receita no Brasil nos nove primeiros meses de 2013, com uma expansão de 6,5% em volume. Os dados foram apresentados em conferência anual da companhia com investidores, em dezembro, pelo presidente da subsidiária, Fernando Fernandez. A companhia, portanto, conseguiu manter o ritmo de 2012, quando cresceu 12,4% e faturou R$ 13,6 bilhões no País, seu segundo maior mercado global.
(Fonte: SM) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios , retail lab