A atividade no varejo sofreu outro revés neste mês, quando as vendas durante a semana do Dia dos Pais, entre os dias 8 e 14, encolheram 8,8% em relação ao mesmo período do ano passado. É o que revela levantamento da consultoria Serasa Experian, feito em todo o país e divulgado nesta segunda-feira.
O resultado é o pior da série do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Dia dos Pais, iniciado em 2005. No ano passado, as vendas recuaram 5,1% no intervalo, o primeiro número negativo observado pela pesquisa.
Levando-se em conta apenas o fim de semana da data comemorativa, de 12 a 14 de agosto, a queda nas vendas foi semelhante – de 8,7%. Na cidade de São Paulo, o movimento foi ligeiramente melhor, com retração de 8,1% no confronto com a mesma semana do ano passado e de 7,5% se contabilizado apenas o fim de semana correspondente de 2015.
Segundo os economistas da Serasa, queda do poder de compra dos brasileiras e inflação em patamar elevado afetaram o movimento varejista para o Dia dos Pais. “Também o crédito mais caro e escasso contribuiu para o desempenho negativo”, diz nota enviada à imprensa.
(Por Uol) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM