Não é preciso ser um internauta atento para perceber que uma enxurrada de anúncios de roupas e acessórios invadiu a web. Esses produtos são hoje os mais vendidos nas lojas online brasileiras e duas varejistas de moda – a Dafiti e a Netshoes – estão no topo do ranking de maiores anunciantes da internet, segundo dados da consultoria e-bit e da Comscore.
O avanço da moda na publicidade online reflete um crescimento do e-commerce no setor. A categoria superou a venda de eletrodomésticos na web pela primeira vez no primeiro semestre de 2013, segundo dados do e-bit. Em 2010, moda nem estava na lista das cinco categorias mais vendidas pela internet.
A posição de liderança das empresas de moda não se repete quando se olha para o bolo publicitário como um todo. Não há nenhuma varejista de moda ou marca de roupas e calçados no ranking dos 30 maiores anunciantes do País feito pelo Ibope e que considera todos os meios.
“Empresas novas, como a Dafiti, investiram pesadamente para comprar espaço na internet brasileira na tentativa de formar uma base de clientes”, disse Marcelo Lobianco, vice-presidente executivo do IAB Brasil. “Isso mexeu com todo o mercado.”
A Dafiti aposta em uma estratégia agressiva de marketing online para fomentar suas vendas desde o seu lançamento, em janeiro de 2011. “O foco em mídia online está no viés do e-commerce. Você anuncia no mesmo ambiente em que vende. O aumento da receita da empresa é resultado de um posicionamento na mídia online”, explica Malte Huffmann, cofundador e diretor de marketing da Dafiti. A empresa já atingiu 50 milhões de visitantes únicos por mês, mas não revela seus dados financeiros.
O investimento em mídia online também é uma das grandes apostas da Netshoes, a segunda maior anunciante da web, para vender. “Os anúncios servem para gerar tráfego para a loja”, resume o gerente de marca e assuntos corporativos da Netshoes, Renato Mendes.
Os anúncios estão integrados a ferramentas tecnológicas que identificam os interesses do consumidor e permitem à loja oferecer produtos específicos para eles. Assim, o cliente que entrou no site ao clicar em um anúncio num portal de notícias verá ofertas diferentes daqueles que estavam em um blog de corrida. A estratégia aumenta a probabilidade de o cliente que está no site efetivamente comprar, trazendo um melhor retorno sobre o investimento em mídia, diz Mendes.
(Leia mais: Estadão) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo, Retail Lab