Apesar de ser a quarta maior varejista de alimentos do País, a rede chilena Cencosud registrou um encolhimento dos negócios no Brasil dentro do grupo. Dados divulgados pela companhia mostram que a participação da operação brasileira nas vendas líquidas totais diminuiu de 22% no terceiro trimestre de 2012 para 19% no mesmo intervalo deste ano.

As vendas do grupo atingiram pouco mais de 2,5 trilhões de pesos chilenos (US$ 4,9 bilhões, com base na cotação de 30 de setembro) no terceiro trimestre deste ano. O Brasil foi responsável por cerca de 475 bilhões de pesos (US$ 944 milhões). No mesmo período do ano passado, com base na cotação em 30 de setembro de 2012, a receita líquida do terceiro trimestre no País foi de 489 bilhões de pesos chilenos (US$ 1 bilhão).

A valorização do dólar e o maior crescimento do Cencosud em outros países podem explicar essa queda de participação. As vendas “mesmas lojas” no Brasil caíram 0,6% de julho a setembro. Na Argentina, Chile e Peru, elas cresceram 17,8%, 0,5% e 2%, respectivamente.

Além disso, a aquisição do Carrefour na Colômbia pelo Cencosud levou a um aumento na participação desse país na receita. A taxa passou de 0,5% para 9%.

No mercado brasileiro, a empresa chilena é dona das redes supermercadistas Bretas, Prezunic, Mercantil Rodrigues, G.Barbosa e Perini, com cerca de 360 lojas. Em seu relatório, o Cencosud afirmou que conseguiu completar a integração dos sistemas das lojas e dos centros de distribuição no País.

(Valor Econômico) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo, Retail Lab