As vendas líquidas do Walmart no Brasil cresceram 6,9% de julho a setembro sobre igual período do ano passado. Em “mesmas lojas” (unidades abertas há mais de 12 meses), o avanço foi de 4,7%. A rede divulgou que houve certo prejuízo operacional, mas o valor não foi informado.
O desempenho da rede norte-americana ficou abaixo de seus principais concorrentes no Brasil. A receita líquida do Carrefour, por exemplo, cresceu 8,6% no terceiro trimestre e a do GPA alimentar, 14,5%.
O Walmart também constatou queda de 4,1% no tráfego de clientes em suas lojas. Em compensação, o valor do tíquete médio subiu 8,8%. A margem bruta da rede caiu 0,6 ponto percentual. Já as despesas operacionais cresceram mais rápido do que as vendas.
O Walmart está em processo de mudança de sua política comercial no Brasil e iniciou, recentemente, a integração de lojas adquiridas cerca de dez anos atrás, o que pode ajudar a explicar os resultados vacilantes. Doug McMillon, presidente global da rede, preferiu destacar o bom desempenho da operação online da varejista. “Estamos satisfeitos com o crescimento das vendas de e-commerce no Brasil, onde estamos agora com uma média de 12 milhões de visitantes mensais. As vendas [no site] aumentaram mais de 50% em relação ao ano passado”, disse.
(Por Supermercado Moderno) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo, Retail Lab