Para o especialista de soluções para o setor de varejo da SAP Brasil, Elia Chatah, consumidor de hoje exige a personalização

A SAP, empresa de software de gestão empresarial, divulgou nesta segunda os resultados do 3º trimestre e destacou o segmento varejista. Para o porta-voz da empresa, Elia Chatah, a mobilidade externa e interna é a chave para os novos negócios e a personalização aumenta as vendas de 25 a 30%. “Através da análise de dados de alta performance, o cliente consegue ter maior controle de sua empresa. Pegamos as informações não estruturadas [big data], os vídeos, fotos, comentários da Internet e os transformamos em dados úteis”, explica.

Nos resultados do 3º trimestre, a SAP informa ter registrado alta de 38% com a venda de software nos primeiros nove meses do ano e que a empresa teve um aumento de 66% em vendas indiretas no período.

O balanço também aponta que a estratégia de crescimento entre pequenas e médias empresas (PMEs), traçada no começo deste ano, continua trazendo expressivos resultados para a SAP Brasil. O aumento da receita do principal produto da SAP para PMEs, o software de gestão BusinessOne, foi três vezes maior do que no terceiro trimestre de 2012. Varejo, Bancos e Transporte/Logística apresentaram crescimento acima de 100%.

Chatah comenta que o novo consumidor é interativo. “Agora é fácil o cidadão publicar o que achou de determinada loja. E essas informações são valiosas para as empresas avaliarem como anda sua marca. Se antes era necessário utilizar os clientes ocultos [empresa pagava alguém para se passar por cliente], hoje a solução é acompanhar as redes sociais”, diz.

A SAP oferece esse tipo de serviço, as soluções em tecnologia. “Prestamos há mais de 40 anos a consultoria para o empresário monitorar o que estão falando de sua marca e também de seus concorrentes”, pontua o porta-voz. A empresa, que tem 3,7 mil clientes no Brasil e 250 mil em todo o mundo, trabalha com pacote de implementação rápida e pré-parametrização de dados para o cliente. Através dessa documentação dos dados é que as soluções são apresentadas.

(Por NoVarejo – Escrito por  Rômulo Madureira) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo