Uma forte demanda por tablets, como o iPad da Apple, ajudará a aumentar as remessas mundiais de dispositivos capazes de se conectar à web em 2013, compensando uma queda em computadores de mesa e laptops, disse a empresa de pesquisa Gartner nesta segunda-feira.

As remessas combinadas de computadores, tablets e telefones celulares alcançarão 2,32 bilhões de unidades em 2013, um aumento de 4,5 por cento sobre 2012, segundo previsão da Gartner. A expectativa é de que as vendas de tablets aumentem 42,7 por cento, para 184 milhões.

Os tradicionais computadores pessoais e laptops continuarão em queda, com remessas previstas para totalizar 303 milhões de unidades, um declínio de 11,2 por cento ante 2012, disse o grupo de pesquisa.

O mercado de telefone móveis continuará em crescimento estável, disse a empresa, com vendas projetadas para aumentar em 3,7 por cento para mais de 1,8 bilhão de unidades.

A competição de preços é mais forte para os tablets menores, de 7 polegadas, de acordo com a Gartner.

“A previsão é de que essa temporada de compras seja de tablets menores à medida que até o grande favorito dessa temporada –o smartphone– começa a perder seu apelo”, disse Carolina Milanesi, vice-presidente de pesquisa da empresa.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo