Os brasileiros sentem que, na lista das muitas atividades do dia, cuidar de si mesmo não é prioridade.Quanto mais ocupado, eles têm menos tempo para cuidar da saúde e se sentir bem, revela o relatório de Estilo de Vida Ocupado e Hábitos Convenientes, da Mintel. Quase três quartos (74%) das pessoas que trabalham fora concordam que elas gostariam de passar mais tempo com sua família e amigos, em contraste com um pouco mais da metade (55%) da opinião daquelas que não trabalham.
Na pesquisa Mintel, quase sete em cada dez brasileiros declaram: “por causa do meu estilo de vida agitado, eu não me cuido tanto quanto deveria”. Essa percepção ainda é mais crítica quando analisamos a opinião das mulheres na faixa etária de 35 a 44 anos (cerca de 80% delas concordam com a frase) e em lares com crianças de 8 a 12 anos (80%), perfil com maioria de mães que trabalham fora.
No caso particular das mulheres, o tempo dedicado ao lazer é menor que o dos homens e, além das horas dedicadas ao trabalho profissional e trânsito, as atividades domésticas consomem horas a mais do seu dia.
Segundo o relatório da Mintel Estilos de Vida Saudáveis- Brasil, Fevereiro de 2013, apesar de 95% das brasileiras considerarem exercícios físicos importantes para manter a boa forma, apenas 48% afirmam tentar incluir isso nas suas rotinas.
Pouco motivadas pela falta de tempo em cuidar mais da saúde, as brasileiras acabam investindo seus esforços no consumo de cosméticos e produtos de beleza
Essa alta valorização na aparência exerce importante influência na autoestima. Se por um lado a indústria da beleza estimula e alimenta a importância do cuidado com boa aparência, de modo que isso impacta no humor e confiança feminina, por outro, há espaço para se trabalhar questões relacionadas à sensação de bem estar e corpo saudável, no combate às impressões de cansaço e de que não se cuidam o bastante.
Para balancear o estilo de vida ocupada das mulheres, serviços de cuidados à beleza expressos, como manicure, cabelereiros, maquiadores e nail bars já estão em evidência no mercado pela rapidez conveniente. Aliás, tendem a se fortalecer ainda mais à medida que adicionam em sua oferta, benefícios à saúde.
A convergência de produtos de beleza com atributos saudáveis, no entanto, ainda leva pouco destaque no Brasil. Há os tradicionais benefícios como hidratação, proteção contra raios solares e até os com vitaminas adicionadas, mas parece pouco se comparado aos mercados do Japão e Estados Unidos, onde atributos como antioxidante, homeopático, aromaterapia, com colágeno, não comedogênico, reduz inflamação e tonificador, por exemplo, são bastante comuns nas marcas de lá.
(Por Mundo do Marketing) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo