A região Sudeste consumirá R$ 793 bilhões em 2013. O valor equivale a 18% do PIB nacional e representa um crescimento de 15% no consumo em relação a 2012, de acordo com o Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência. Os maiores gastos serão com alimentação no domicílio que representa 15% do total. A aquisição de veículos aparece na sequência, sendo responsável por 11% do consumo, seguida pela alimentação fora do lar com 9%. Gastos com material de construção, vestuário, medicamentos, combustível, educação, produtos financeiros e móveis completam o ranking dos 10 segmentos com maiores gastos.

A pesquisa levou em conta os perfis de consumo de cada classe social. A classe A representa 3% dos domicílios da região e possui a maior participação no consumo de CDs e DVDs, com 28% do total. Os mais ricos também predominam na compra de artigos de decoração, com 24% dos gastos. Já a classe B é responsável por 60% dos gastos com pagamentos de mensalidades, taxas e atividades extras com educação básica e ensino superior.

A classe C é a mais populosa da região, representando 54% das residências e liderando o consumo de itens para alimentação no lar, sendo responsável por 47% do total da demanda.  A nova classe média ocupa também o primeiro lugar no consumo de tabaco do sudeste, somando 51% dos gastos com cigarros, isqueiros e fumo. Em seguida aparecem as classes D e E cujo maior consumo está na categoria de tabaco e acessórios, representando 10,8% do consumo destes itens na região. Em segundo lugar aparece a alimentação no domicílio com 9,8% do total.

(Por Mundo do Marketing) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo