As vendas do Dia das Crianças, comemorado no último sábado (12), subiram 3,15% na comparação com a mesma data do ano passado. É a menor alta nos últimos quatro anos.

Nos anos anteriores, as vendas cresceram 4,8% (2012), 5,91% (2011) e 8,74% (2010), segundo informações do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

A desaceleração nas vendas era esperada pelos comerciantes. A inflação e o crédito mais caro seriam os principais motivos, disse, em comunicado, o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior.

“O consumidor brasileiro está mais cauteloso, fato que o leva a priorizar compras à vista, com um ticket médio menor, e a renegociar dívidas já assumidas. Além disso, muitos estão se resguardando para consumir no Natal”, afirmou.

Neste ano, segundo a CNDL, além dos tradicionais brinquedos e peças do vestuário infantil, produtos eletrônicos, como smartphones, notebooks e tablets, foram incorporados às listas de presentes.

(Por UOL) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo