As vendas do comércio eletrônico brasileiro no Dia das Crianças devem ter crescimento nominal de 28% em 2013 na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a E-bit, empresa especializada em informações do setor. Entre 27 de setembro e 11 de outubro, a expectativa é que o faturamento chegue a R$ 1,15 bilhão.

O tíquete médio das compras deve ficar em torno de R$ 390, segundo estudo da E-bit. Apesar de a data ser voltada para o público infantil, os brinquedos não serão os produtos que mais vão ser vendidos no período, de acordo com o levantamento.

Eletrodomésticos devem liderar as vendas, seguidos por itens de moda e acessórios. Telefonia e celulares compõem a terceira categoria de produtos mais vendidos, seguida por informática. Os brinquedos e games ficam com o quinto lugar.

Em nota, o diretor geral da E-bit, Pedro Guasti, avalia que os consumidores devem aproveitar o fato de os preços no e-commerce continuarem competitivos para comprarem produtos não necessariamente relacionados à data. As categorias de moda e assessórios e eletrodomésticos já são tradicionalmente relevantes para as vendas online.

No primeiro semestre deste ano, itens de moda assumiram o primeiro lugar como os mais vendidos pelo e-commerce, seguidos pelos eletrodomésticos. Já a categoria de brinquedos e games normalmente não está entre as maiores, ressalta Guasti, mas ganha relevância na data comemorativa.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo