Uma pesquisa da Kantar Worldpanel mostra que caiu drasticamente o número de marcas que mantêm uma liderança estável em sua categoria de atuação. Em 2003, eram 69 os rótulos de bebidas, alimentos industrializados e artigos de higiene e limpeza que lideravam as vendas por dez anos consecutivos. No ano passado, as líderes por uma década foram apenas 28.
“Ficou mais difícil se manter na liderança”, admite Christine Pereira, diretora comercial da Kantar. Na avaliação dela, as marcas estão com maior dificuldade por causa do grande número de lançamentos a cada ano.
Outro fator relevante foi a ascensão social de boa parte da população brasileira. O consumidor ampliou a renda, teve acesso a novas categorias de produtos e ficou mais exigente na relação entre o custo e o benefício. “Marca que não inova não se sustenta”, alerta Christine, destacando que o segredo para se manter na liderança por muito tempo é aliar a tradição da marca com inovação.
Para esse levantamento, a Kantar visitou 8,2 mil domicílios espalhados pelo País e coletou tíquetes de compra dos consumidores.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo