Uma pesquisa da consultoria CVA Solutions mostra que os preços menores vêm prevalecendo sobre a variedade de produtos na preferência dos consumidores brasileiros. Na avaliação feita por eles de 65 redes de autosserviço de todo o Brasil, os atacarejos se destacaram pelo resultado positivo em relação aos supermercados tradicionais.
“Os supermercados mais bem avaliados focaram em preço, promoções e parcelamento. Atacadão e Assaí se destacaram porque a grande referência deles para o consumidor é o preço”, afirma Sandro Cimati, sócio da CVA Solutions. As redes Dia% e Walmart também tiveram desempenho favorável na pesquisa, com estratégias de preço baixo.
O estudo foi realizado em agosto, quando a inflação acumulada em 12 meses pelo IPCA era de 6,07%. Em 2011, os itens da pesquisa relacionados ao custo tinham 60% de peso na decisão dos consumidores de onde comprar, enquanto os benefícios respondiam pelos 40% restantes. Neste ano, o peso do custo passou a 63% da decisão.
“Os benefícios ganharam mais destaque no passado. Agora, o peso do custo avançou. O comportamento é de quem quer proteger o poder de compra”, explica Cimati, da CVA.
Marcas próprias avançam
O bolso mais apertado dos consumidores também influenciou a escolha por marcas de menor custo, indica a pesquisa da CVA. Mais da metade dos entrevistados (52%) afirmou comprar produtos de marca própria dos supermercados, que, geralmente, possuem preços menores.
“Com endividamento elevado, receio de desemprego e inflação, o consumidor vai buscar preço mais baixo, seja na substituição de marcas mais caras por próprias, seja na diminuição das idas às compras”, afirma Nuno Fouto, coordenador de estudos do Programa de Administração de Varejo (Provar), da USP.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo