Segundo o indicador da Serasa Experian, os pagamentos em atraso caíram 5,5% entre julho e agosto. É o terceiro recuo mensal consecutivo do índice. Na comparação com agosto do ano passado, a queda foi ainda maior, de 10%, mostrando boa recuperação em relação aos níveis altos do último ano.

Apesar disso, no acumulado de janeiro a agosto de 2013, sobre o mesmo período de 2012, a inadimplência do consumidor ainda tem alta, de 2,2%. Mas a taxa já desacelerou em relação a julho, quando o índice acumulado foi de 4,0%.

Os títulos protestados foram o único subgrupo a ter variação positiva em agosto, de 2,1% sobre julho. Apesar disso, sua baixa representatividade no índice geral o deixou com peso zero. A inadimplência com os bancos teve queda de 5,4%, as dívidas não bancárias, de 4,4%, e os cheques sem fundos caíram 13,4%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a queda da inadimplência do consumidor em agosto, a exemplo do que ocorreu também nos meses anteriores, decorre de uma cautela maior do consumidor para contrair novas dívidas. Além disso, também tem contribuído o maior interesse dos inadimplentes pela renegociação das dívidas em atraso.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo